domingo, 25 de março de 2012

NOITE VIRADA


Na virada da noite ela partia. Não era noite. Não era dia. Era o branco do olho. Maresia. Deixava nele seus seios rosáceos. Deixava dentes, ancas e os pequenos pés. Partia claudicante, só pedaços, na noite fria. Mas voltava quando passava o dia. Ele esperava pela amante e seus pedaços devolvia. O quebra cabeça refazia. Eles se amavam, se amavam, rolavam no mundo gargalhando, gargalhando! Na virada da noite, claudicante, sem os seios rosáceos, novamente ela partia.

Rosely Maria Selaro

25.3.2012

47 min

quarta-feira, 21 de março de 2012

MARIA


Maria

O cara era certeiro. Tinha pegada. Olhou bem no raso dos olhos de Maria. Admirou profundamente aquele corpo descrente. Num único golpe rasgou-lhe a blusa. Arrancou-lhe a alma. Ajoelhou-se Maria. Puro susto e horror! Suas entranhas eram douradas. Maria sorria. O riso dos libertos, o riso dos amantes. Um líquido brilhante escorria do corpo esquálido de Maria. Quanto demorara! Maria nascia!

Rosely Maria Selaro

21.3.12 - 13h29min

Rose – 21.3.12 – 13h14min

segunda-feira, 19 de março de 2012

JOANINHA


Pra ficar comigo? Há muitas condições pra ficar comigo! Não! Guarde teu dinheiro. Dinheiro eu não preciso. Preciso que aches uma joaninha numa árvore e me venha dá-la de presente. Preciso que me acordes com um pão quentinho e me chame de amor eternamente. Pra ficar comigo não digas nunca meu nome. Ele há de ser tatuado no teu coração, a ferro e fogo, pra ficar comigo. Sim, sentirás dores pra ficar comigo. São fortes minhas imposições e um "não" é o que mais preciso. Não preciso de metade pra ficar comigo. Assim, na esquina tem quem fique comigo. Sai de ti se me queres contigo. Se ti dou minha alma inteira, não quero meia alma comigo.

(Rosely Maria Selaro)

sábado, 17 de março de 2012

ESPERA

Espera
Esperei os dois minutos de um novo dia. É noite fria e o sono não vem. Esperei também sentir teus olhos se fecharem para o descanso merecido e fui em busca de ti. Se instalara em mim desde o crepúsculo uma vontade lancinante de encostar meu corpo no teu. Atravesso estradas, bosques, cidades e por fim abro a porta do teu quarto. Dormes. Inquieto, é verdade. No fundo sabias que eu vinha. Deito-me a teu lado e devagarinho vou tomando teu corpo. Ti aquecendo e percebo. Teu coração e o meu sossegam e batem no mesmo compasso. Estás tranquilo e eu consigo serenar. Somos um corpo, um sonho, uma alma.

(Rosely Maria Selaro) 8min - 17.3.2012


17.3.2012 - 14h43

segunda-feira, 12 de março de 2012

VERBOS HAVER e FAZER

Como utilizar corretamente os verbos "haver e fazer" nas situações impessoais.

Vejamos:

É comum ouvirmos "Fazem 10 anos que não vejo fulano. NÃO, NÃO FAZEM 10 ANOS.

Frase correta: Faz (na 3ª pessoa do singular) 10 anos que não vejo fulano.

Quando se refere a tempo decorrido o verbo fazer fica sempre no singular (até porque o tempo não faz nada, nós é que agimos no tempo).

Quanto ao verbo HAVER significando tempo decorrido e no sentido de existir, também é impessoal e também fica na 3ª pessoa do singular.

ex. Há dias não saio de casa. Se transferido para o verbo fazer "Faz dias que não saio de casa."

Erro muito comum: Há muito anos atrás. Há, com H, já denota tempo passado. "esse atrás" é uma redundância, então diga: Há muito anos estivemos no Rio ou Muitos anos atrás estivemos no Rio.

Havia muitas pessoas na sala. "Jamais" haviam muitas pessoas na sala.

Houve problemas difíceis naquela época. "Jamais"Houveram problemas difíceis.

O verbo "haver", neste caso, está no lugar do verbo existir e, portanto, é invariável.

Mas se você disser: Eles se houveram bem nas provas, pena a reprovação. (se sairam bem)

Hão de estar no lugar que merecem. (Deverão)

Veja que aqui o verbo haver é conjugado normalmente, não pode ser substituido pelo verbo existir e nem está relacionado a "tempo".

Outro erro muito comum: "Não tenho nada haver com isto."

Forma correta: "Não tenho nada a ver com isto." (verbo ver e não verbo haver)

Espero ter colaborado.

12.3.2012

Rosely

domingo, 11 de março de 2012

EDUARDO GUIMARÃES LISBOA




Eduardo foi meu aluno durante todo o ano de 2010. Já havia feito um ano de Cursinho para Medicina. Esteve comigo de forma assídua e dedicada. Privilegiamos - além da parte teórica e prática do Curso - o debate de ideias, de forma a alavancar a intertextualidade do Eduardo.

A resultado não poderia ser mais gratificante.


Aprovação na Unifesp. A redação valia 28 pontos ele fez 26,7.


Parabéns Eduardo por sua dedicação. Valeu a pena!

Grande abraço e teremos - sem dúvida - um grande médico num futuro próximo.


Rosely Maria Selaro
Curso de Redação "Escrever é Pensar"

Parágrafo Eficaz

Parágrafo do aluno Tiago Bittencout

Tiago, aluno do Curso de Redação "Escrever é Pensar", fez um parágrafo "por exemplo" (técnica utilizada), que ficou muito interessante. O tema é: JOVENS E VELHOS (por exemplo).


Os jovens e os velhos se distinguem em termos de experiência e curiosidade. Por exemplo: Se um dia uma pessoa disser - "não toque nesta panela, pois ela está quente." O velho obedecerá o aviso. O jovem, por outro lado, mesmo acreditando que a panela esteja quente, ainda terá um impulso ou até mesmo a necessidade de tocar nela. Esta curiosidade é sua maneira de entender o mundo e desta forma criar suas próprias experiências. O velho não tem esta necessidade, porque quando jovem já se queimou tocando a panela quente.

Tiago Bittencourt vive em Nova York e faz mestrado na área de educação.

Parabéns Tiago.
Seu parágrafo é coerente, coeso e trás introdução, desenvolvimento e conclusão perfeitamente delineados. "Um exemplo que é um exemplo".

Rosy Selaro
11.3.2012 - 10h48min

PAIXÃO



Se algum dia roubarem sua paixão, seu amor, seu bem querer, seu amor platônico, não se sinta roubado. Não se dê direitos, porque você não os tem. É a lei do coração e o máximo a fazer é pegar o seu bornal e ir chorar baixinho lá longe e tomar qualquer remédio. Pra dormir se acalmar. Ou fazer o melhor. Tentar esquecer.

Sentimentos de paixão não têm ética, não têm justiça, não têm. Porque não se obriga ninguém a querer ninguém. Não se pode lutar contra isso. Você pode brigar, xingar, matar, pode tudo, mas lhe afirmo, não vai adiantar. É lamentável, é doloroso, é cruel, mas é a pura, nua e crua verdade. Não há roubo nas coisas da paixão. Não se rouba coração. Acontece. E se acontece, não há vencidos nem vencedores. É o acaso. Ou estava escrito nas estrelas.

Tome seu rumo, levante a cabeça, não atormente ninguém, mesmo que você fique sem eixo, sem prumo e totalmente atordoado. Vai passar e você vai se apaixonar outra vez. Sentimentos de perda, de rancor, de vingança não levam a nada. Você só perde tempo. Há coisas na vida contra as quais não se pode lutar, porque todas as armas são vãs. Ninguém se apaixona porque quer e ninguém obriga ninguém a se apaixonar.

Se paixão tivesse ética, justiça, moral, não seria paixão. Seria razão.


Rosely Maria Selaro

11.3.2012 - 10h43min