sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O EMPREGO DA VÍRGULA

O emprego da vírgula


Por ser de uso complexo, vamos voltar ao assunto, tentando esclarecê-lo de acordo com as regras sintáticas, posto que já fiz o mesmo trabalho levando em conta “blocos de sentido”, que facilitam o uso da vírgula, mas é sempre bom estudarmos as duas formas.

1 - Usamos a virgular para separar enumerações, termos e orações independentes entre si (núcleos de um sujeito composto, orações coordenadas assindéticas, termos de uma série não ligados por E.


Exemplos:

a – O presidente, os assessores e os coordenadores se reunirão amanhã.
(sujeito composto).

b – Compareceu a reunião, expôs o que desejava, discutiu, nada resolveu.
( orações coordenadas assindéticas).

c – É um técnico inteligente, dedicado, de boa vontade e de muita competência.
(termos de uma série).


2 – Antes do conectivo E (conjunção aditiva) não se usa virgula:
ex – Eles estudam e trabalham.

Obs – Antes do conectivo E com valor adversativo ou enfático, pode-se usar virgula.
Ex – a) Já são dez horas, e a reunião ainda não terminou. ( = mas)


b) Antes do conectivo E com valor consecutivo ou enfático, pode-se usar vírgula:
Ex - Os diretores se reuniram, discutiram, e resolveram tudo.
Chegou, e viu, e lutou, e venceu finalmente.

3 – Adjuntos e orações adverbiais deslocados devem ser separados por vírgula.

a) Eles nada decidiram durante o encontro. (adjunto adverbial de tempo
no fim da oração = oração direta.)

b) Durante o encontro, eles nada decidiram.
c) Eles, durante o encontro, nada decidiram.
d) Eles só decidirão quando todos tiverem opinado. (oração subordinada temporal depois da oração principal = ordem direta – vírgula facultativa).

e) Eles, quando todos tiverem opinado, decidirão o que fazer.


4 – Orações reduzidas de particípio e gerúndio são separadas por vírgula:

a) Terminado o congresso, todos retornaram ao local de origem.
b) O funcionário, reclamando muito, compareceu perante o chefe.


5 – Orações subordinadas adjetivas explicativas sempre ficam separadas por virgula:

a) O homem, que é mortal, tem alma imortal. (Todo homem é imortal).
b) Os funcionários, que trabalharam muito, foram aumentados. (Todos os funcionários trabalharam muito).

Obs – orações subordinadas adjetivas restritivas não devem ser separadas por
vírgula, principalmente em frases ambíguas.

a) O homem que trabalha vence na vida. (Só o que trabalha).
b) Os funcionários que trabalharam muito foram aumentados. (Só os que trabalharam muito).

6 – O aposto explicativo deve ficar entre vírgulas:
ex – Este homem, um ser mortal, deve respeitar mais a vida.

7 – No discurso direto, utilizam-se dois pontos e aspas:

a) O analista afirmou: “Este projeto solucionará vários problemas”. Ou, então, colocar a oração intercalada entre vírgulas:
Ex – Este projeto, afirmou o analista, solucionará vários problemas.

Obs – No discurso indireto não se usa vírgula:
Ex – O analista afirmou que este projeto solucionará vários problemas.


8 – Todo vocativo deve ser separado do verbo por vírgula.

Ex – Paulo, vem cá!



Obs – Não se deve separar sujeito e verbo por vírgula:

Ex – Paulo vem cá.

9 – Expressões deslocadas na frase (isto é, ou melhor, digo, por exemplo, aliás,...) devem ficar sempre entrev´rgulas:

a) Ele comprou cinco, alías, seis livros.
b) Ele faltou com a verdade, isto é, mentiu.


10 – Conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia,...) (logo, portanto, por conseguinte, então,...) se deslocadas, devem ficar entre vírgulas:

a) Ele estudou muito, não foi, entretanto, aprovado. (conj.coord. advers.)
b) Ele estudou muito. Será, portanto, aprovado. (conj.coord.conclusiva).

Obs – A conjunção pois, se colocada entre vírgulas, tem valor conclusivo; se antecedida de uma vírgula apenas, tem valor causal ou explicativo.

Ex – Ele estudou muito, será, pois, aprovado. (=portanto – conclusivo)
Ele foi aprovado, pois estudou muito. ( = porque – causal)

11 – Termos deslocados na frase, visando a algum realce, como inversão, pleonasmo e anacoluto, devem ficar separados por virgula:

ex – As estrelas, parece que brilham. (inversão – antecipação)
Ao homem, nada lhe devo. (pleonasmo).
Dinheiro, todos precisam disto. (anacoluto).

12 – Utiliza-se vírgula também para marcar a elipse do verbo:

ex – Gostas de música e eu, de literatura. (gosto).
Não nos entende nem a nós, a ele. (entendemos)

ERROS GRAVES: - SEPARAR

1. Sujeito do verbo
2. Verbo do complemento
3. Oração principal de oração subordinada substantiva objetiva
4. Substantivo de adjunto adnominal
5. Oração coordenada sindética aditiva



EXEMPLOS DE ERROS GRAVES


O povo, elegeu Pelá como o Rei do futebol. (sujeito do verbo)
O povo elegeu, Pelé como o Rei do futebol. (verbo de objeto)
Desejamos, que todos sejam aprovados. (oração princ. De sub.subst.o.direta)
Não sei, se todos já saíram. (Principal de Oração S.S. Obj. Direta)
Pelé foi eleito, Rei do futebol. (verbo de predicativo)
Pelé foi eleito Rei, do futebol. (Sujeito do adjunto adnominal)
Paulo, e João trabalham, e estudam muito. (oração coord. Sind. Aditiva)


EXERCÍCIO:

Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação. Assinale a alternativa que corresponde ao período de pontuação correta.

1 - Cada livro, dele de parte, o estilo traz uma novidade.
2 - Cada livro dele, de parte o estilo traz, uma novidade.
3 - Cada livro, dele de parte, o estilo, traz uma novidade
4 – Cada livro, dele, de parte, o estilo traz uma novidade.
5 – Cada livro dele, de parte o estilo, traz uma novidade.


1 – Apesar de toda a atenção o fato passou despercebido a todos.
2 – Apesar de, toda a atenção, o fato, passou despercebido a todos.
3 – Apesar de, toda a atenção o fato passou, despercebido a todos.
4 – Apesar de toda a atenção o fato, passou despercebido, a todos.
5 – Apesar de toda a atenção, o fato passou despercebido a todos.


1 – A questão, porém, não é de pão, é de manteiga.
2 – A questão porém, não é de pão é de manteiga.
3 – A questão , porém, não é de pão é de manteiga.
4 – A questão, porém não: é de pão, é de manteiga.
5 – A questão, porém não é de pão, é de manteiga.


1 - Pouco depois, quando chegaram outras pessoas a reunião ficou mais animada.
2 – Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião ficou mais animada.
3 - Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião ficou mais animada. 4 – Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião, ficou mais animada.
5 – Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião ficou, mais animada.






1 – Hoje, eu daria o mesmo conselho, menos doutrina e, mais análise
2 - Hoje eu daria o mesmo conselho: menos doutrina e mais análise.
3 - Hoje,eu daria o mesmo conselho, menos doutrina e mais, análise.
4 - Hoje eu daria o mesmo conselho, menos doutrina e, mais análise.
5 - Hoje eu, daria o mesmo conselho: menos doutrina, e, mais análise.

1 - Ainda não sabemos quando se realizarão as provas.
2 - Ainda não sabemos, quando se realizarão as provas.
3 – Ainda, não sabemos quando, se realizarão as provas.
4 – Ainda não sabemos, quando se realizarão, as provas.
5 – Ainda não sabemos, quando, se realizarão as provas.


1 – Justamente no momento em que as coisas iam melhorar, ele pôs tudo a perder 2 - Justamente no momento em que as coisas iam melhorar, ele pôs tudo, a perder. 3 - Justamente no momento em que as coisas iam melhorar, ele pôs tudo a perder. 4 - Justamente no momento em que as coisas iam melhorar, ele pôs tudo a perder.
5 - Justamente no momento em que as coisas iam melhorar, ele pôs tudo a perder.


1- Como estavam atarefados não puderam vir ontem.
2- Como estavam atarefados não puderam vi, ontem.
3- Como estavam atarefados, não puderam, vir ontem.
4- Como estavam atarefados não puderam, vir, ontem.
5- Como estavam atarefados, não puderam vir ontem.





1 – Solicitamos aos candidatos que respondam às perguntas a seguir, importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
2 – Solicitamos aos candidatos, que respondam, às perguntas, a seguir importantes
para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
3 – Solicitamos aos candidatos, que respondam às perguntas, a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares..
4 – Solicitamos, aos candidatos que respondam às perguntas a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
5 – Solicitamos aos candidatos, que respondam às perguntas, a seguir, importantes para efeito de pesquisas aos vestibulares.






1 – Depois que há algumas gerações, o arsênico deixou de ser vendido, em farmácia, não diminuíram os casos de suicídio, mas aumentou – e quanto... o número de ratos:

2 - Depois que há algumas gerações o arsênico, deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou: e quanto! o número de ratos.

3 - Depois que, há algumas gerações, o arsênico deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenemamento criminoso, mas aumentou - e quanto! - o número de ratos.

4 - Depois que há algumas gerações o arsênico deixou de ser vendido em farmácias - não diminuíram os casos de suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou, e quanto - o número de ratos.

5 – Depois que, há algumas gerações o arsênico deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou; e quanto, o número de ratos!

RESPOSTAS NA FOLHA ABAIXO
























RESPOSTAS:

1 – E

2 – E

3 - A

4 – C

5 – B

6 – A

7 – A

8 – E

9 – A

10 – C

Espero ter colaborado.

Rosy Selaro

18.11.2009 – 17hH20m

GRANDE!

A cidade é o burburinho.
É o carro que eu quase atropelo.
A enchente que passa.
Grande cidade grande!
Quantas oportunidades!
Nas casas na boca do morro?
E as mortes são anunciadas...Gêmeos, uma menina de nove
Mais um irmão de vinte...
Ninguém viu, ninguém previu.
O Prefeito premiou os melhores do ano noite passada????!!!!
A lama soterra - ainda - dois corações - "que ficaram."
Só pobres, apenas pobres numa grande cidade.
Lama. Pobres. Cidade. Grandes oportunidades!
Aqui jaz.

Rosy Selaro - 9.11.09 - 9h53min