quinta-feira, 9 de abril de 2009

O ESTUDO DA VÍRGULA


Podemos estudar a vírgula de duas maneiras:

1 – A que parte da função dos elementos sintáticos da frase (sujeito, predicado, orações subordinadas, complemento nominal, adjunto adverbial) para normatizar o uso da virgula.

2 – Usar a vírgula segundo o sentido das palavras.

Partindo do princípio de que um “Curso de Redação” trabalha com o texto, vamos estudar a virgula segundo o “sentido das palavras.”

O que é importante saber?

As palavras, para formar uma frase com sentido, têm que ser arranjadas compondo uma seqüência coerente.

Vejamos palavras soltas: Meu lobo matou pai um

Essas palavras soltas assim, na Língua Portuguesa nada significam, mas se eu disser:

Meu pai matou um lobo. (temos uma seqüência lógica que não precisa de vírgula).

Podemos também fazer um novo arranjo

Um lobo matou meu pai. (Com as mesmas palavras, outra seqüência lógica, com significado diferente, sem necessidade de vírgula).

Temos então duas seqüências possíveis. Eis aí a função da “Linguagem” (que arranja as palavras, para que elas formem frases, períodos, parágrafos).

Ainda não falei da vírgula porque é importante mostrar que as mesmas palavras podem ser colocadas na frase, gerando mais que um significado, mas elas não podem ser desconectadas umas das outras por uma virgula desnecessária, o que quebraria a coerência (o sentido da frase).

Suj pred.
Ex Meu, pai/ matou um lobo. (Repare que você tem aí sujeito e predicado e não cabe vírgula depois de palavra nenhuma. ( Nunca se separa o sujeito do seu predicado).



Princípio básico
Nunca quebre uma seqüência de palavras que fazem sentido. Estando a oração em ordem direta, isto é, sem inversões ou intercalações, o uso da vírgula é, de modo geral, desnecessário.

Use a vírgula:

1 – Para marcar intercalações.
ex – O professor, muito astuto, não deu ouvidos a boatos.

2 – Para marcar inversões.
ex – Antes que amanhecesse, todos embarcaram no trem com destino à Capital.

3 – Para marcar omissão do verbo.
ex – Nós nos referimos a fatos e vocês, a hipóteses.



Exercício de fixação: (respostas no fim da postagem)

Considerando o uso da vírgula, marque certo ( C ) ou errado ( E ).

1 - O jornal, publicou várias fotos do incêndio. ( )

2 - Os estudantes, durante a reunião, explicaram, os motivos do protesto. ( )

3 – O medo, do futuro, tem deixado as pessoas, angustiadas. ( )

4 – O equipamento era guardado em grandes caixas com muito cuidado. ( )

5 – A “Volkswagen do Brasil está concedendo férias coletivas de vinte dias a seus funcionários.” (Folha de São Paulo).

6 – A surpreendente reação, do governo contra os sonegadores despertou, reações entre os empresários. ( )



Rose Selaro


RECICLE SEU LIXO
ECONOMIZE ÁGUA













Respostas: 1 – E / 2 – E/ 3 – E/ 4 – C/ 5 – C/ 6 - E

Nenhum comentário:

Postar um comentário