terça-feira, 10 de março de 2009

NASCE O BLOG "ESCREVER É PENSAR"

O Blog “Escrever é Pensar” tem seu nascedouro no domingo 15.2.2009 com a finalidade de dar suporte ao Curso de Redação “Escrever é Pensar”. É dedicado aos meus amigos e meus alunos e gostaria que fosse um ponto de encontro.

Aqui quero deixar minhas idéias em forma de prosa e poesia e aqui quero interagir. Aqui traremos autores e suas obras. Gostaria que o Blog fosse recheado de crônicas, poemas, falas de todos os gêneros. São bem vindos todos que derem uma paradinha no “Escrever é Pensar”. Como diria Tim Maia “Vale Tudo”, desde que some, ou seja, uma informação que se torne conhecimento e que passe a fazer parte do nosso repertório e que fatalmente se tornará escrita de boa qualidade. Essa é a forma (não a fórmula), do “Escrever Bem”.

Comentários, sugestões, idéias a serem debatidas, tudo o que nos possa acrescentar e porque não uma piada, divertir também vale...

Afinal, vive mais e melhor aquele que se aproxima mais da piada que do fogo cruzado.

A cada dia darei informações sobre técnicas de redação e dicas de gramática, que muitas vezes nos atormentam e ficam sem resposta. Fico à disposição para receber perguntas, ( tentarei ao máximo respondê-las).

Por que “Escrever é Pensar”? Esse verbo ser (é) que utilizo para dar nome e direção a este trabalho é fruto de uma constatação.

“Só escreve bem quem pensa bem” E como pensar bem? Vivendo! É a resposta. Buscando conhecimento acadêmico, boa leitura, questionar o mundo que nos rodeia e refletir sobre assuntos importantes que na maior parte das vezes passam por nós sem sequer ser registrados.

Por que “Pensar bem”? Sim , Pensar Bem antes de Escrever. Antes de deitar ao papel palavras que precisam de coerência e conteúdo para tocarem seu leitor.

Tocar o leitor. Eis a questão. O leitor espera isso desse emissor que se utiliza da linguagem. Que ele traga uma mensagem capaz de levá-lo a refletir. Só refletindo conseguiremos escrever com eficácia.

Assim é: Um pensa e escreve. Outro lê, e essa leitura sistêmica mais as técnicas de redação que precisam ser postas em prática nos levam à comunicação.

Nasce o “Blog Escrever é Pensar”, com esse propósito. Incitar cada vez mais alunos, profissionais liberais e todos os que se valem da linguagem, a ter um espaço para refletir, pensar e escrever.

O benefício certamente será de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário