sexta-feira, 11 de setembro de 2009

DICAS DE REDAÇÃO

COERÊNCIA E COESÃO

Duas palavras que nos metem medo, até porque não sabemos definí-las e não sabemos que papel elas ocupam no texto que escrevemos:

O que é coerência textual?
É o significado do texto como um todo, ou seja, a coerência é a possibilidade de estabelecer no texto alguma forma de unidade ou relação entre suas partes (palavras, frases, parágrafos).

ex: Fiz duas operações, uma no estômago outra em São Paulo.

Epa! Tem algo errado aí.

Sim, nós temos um frase organizada sintaticamente mas sem coerência, ou seja, sem sentido, sem significado.

Então ficaria: Fiz duas operações, uma no estômago, outra no ouvido.

Agora sim!
É claro que este exemplo é um exagero, mas é comum lermos ou escrevermos textos que vão perdendo a coerência gradativamente e se tornam absolutamente sem significado.

E o que é coesão textual?
É o bom uso dos conectores. Aquelas palavrinhas para as quais nós nunca damos importância, porque elas não têm significado próprio, mas que se mal utilizadas são mestres em tirar a coerência ( o sentido do nosso texto).

Estou falando dos conectivos: mas, porém, já que, pois, etc. Os denotadores de inclusão: até, mesmo, também, etc. Os denotadores de exclusão: só, apenas, etc. E uma gama de outros elementos coesivos que se não forem bem utilizados se tornam muletas e obscurecem nosso texto, tirando sua qualidade principal que é a clareza.

Veja o exemplo: "Tratava-se de uma pessoa. Essa pessoa tinha consciência. Seu lugar só poderia ser aquele. Lutaria até o fim para mantê-lo.

VAMOS UTILIZAR OS CONECTIVOS?

"Tratava-se de uma pessoa que tinha consciência e seu lugar só poderia ser aquele, pois lutaria até o fim para mantê-lo.

Coerência (sentido) e coesão (forma) só se separam para efeito de estudo, porque para o texto são inseparáveis.

Espero ter colaborado.
Rose Selaro - 11.9.09 - 17h39min

Nenhum comentário:

Postar um comentário